sexta-feira, dezembro 30, 2011

Balanço Anual

Último dia útil do ano, último post do ano.


Fazendo um breve balanço de minha vida profissional neste ano de 2011, chego à conclusão que tomei acertadamente minha maior decisão profissional até hoje: trabalhar por conta própria!!!


Desde 1996, tenho trabalhado nas mais diversas áreas, de microempresas a multinacionais... em 2009-2010, cursei uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Qual o meu intuito? Voltar a buscar uma recolocação em uma grande empresa, de preferência, em um cargo de liderança, pois estava me dedicando ao ensino da língua inglesa por quase 4 anos, e pretendia mudar o meu foco naquele momento. Aprendi sobre o funcionamento de um departamento de RH, estudei teorias de grandes nomes da área de administração no Brasil e no mundo, como Taylor e Chiavenato, para citar apenas dois importantes exemplos, aprendi a fazer um "balanced score card", aprendi sobre a gestão do conhecimento, a gestão da diversidade, entre tantas outras coisas... e, em um dado momento, eu me fiz a seguinte pergunta: " - O que é que eu estou fazendo aqui???!!!"


Segundo o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 30% da classe trabalhadora da América Latina é composta por trabalhadores autônomos. Ter clientes e não patrão, e, por consequência, não correr mais o risco de perder o emprego, foi um de meus maiores objetivos. Depois de 20 anos trabalhando para os outros eu finalmente percebi que simplesmente não tenho perfil de funcionário de uma empresa. Não adianta nada passar a vida investindo em algo que jamais dará certo, olhar para trás quando chegar a aposentadoria e ver que você não passa de uma pessoa frustrada que não viveu como gostaria nem conquistou aquilo que poderia.


Percebi que às vezes não estamos crescendo profissionalmente e/ou financeiramente não por ter um baixo salário ou por não saber investir, mas por termos tomado o rumo errado lá no início. Quem dera eu tivesse despertado para isso aos meus 21 anos de idade, recém-graduado...


Mas, enfim... há tempo para tudo... eu creio... e entrarei no ano de 2012 com uma nova perspectiva profissional, de fazer tudo por mim mesmo, investir no meu próprio aprimoramento profissional, buscar a excelência no que faço e estar entre os melhores do meu ramo!!!


Obrigado a todos os mais de 400 vistantes que passaram pelo blog em 2011, desejo a todos um Feliz 2012, repleto de vitórias e realizações!!!


Ah, e não deixem de acompanhar o Traduzir é Arte... em breve voltarei com novidades, dados e notícias sobre a área de tradução, trabalho autônomo, home office e outros temas de interesse.


Fiquem com D'us!!!


P.S. Se você está inscrito para receber este post por e-mail, peço a gentileza de não respondê-lo, mas deixar o seu comentário no blog!!! Obrigado!!!